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segunda-feira, 7 de março de 2016

Síntese dos Acadêmicos: Albert Viana, Caio César, Cláudia Picanço, Darilane Aguiar, Eliane Monte


       Abordagem Desenvolvimentista
          Na década de 70 e 80, o país passava por um novo momento histórico social, a educação de maneira geral e a Educação Física especificamente. Novas concepções, pensamentos surgiram em favor de uma EFE mais atuante no que diz respeito aprendizagem e também de romper com o modelo tradicional, tecnicista e biologista.
          A concepção desenvolvimentista foi uma das novas formas de pensamentos na qual veio para tentar mudar o atual cenário da Educação Física brasileira. Go Tani um dos principais representante desta abordagem,  participou na criação de uma das  obras mais consultadas da área escolar, refiro-me ao livro “Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (TANI et al.,1988)”. Este pensamento foi direcionado especificamente para crianças de quatro a quatorze e a devia privilegiar a aprendizagem do movimento, embora pudessem ocorrer outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.
Tani (1988) defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física e esta abordagem deve proporcionar aos alunos condições para que seu comportamento motor conseguisse ser desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e complexidade dos movimentos. Partindo disso, a habilidade motora é um dos conceitos mais importante dessa abordagem, pois é através da adaptação dos problemas diários que os seres humanos resolvem suas dificuldades. Assim, o principal foco das aulas é oferecer experiências de movimentos proporcional ao nível de desenvolvimento, afim de que as habilidades motoras fossem alcançadas. Com isso criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se às demandas e exigências do cotidiano em termos de desafios motores.
           Darido (2012) a partir desta perspectiva passou a ser extremamente vinculada, na área, a questão adequação dos conteúdos ao longo das faixas etárias. Os conteúdos devem obedecer a uma sequência fundamentada no modelo de taxionomia do desenvolvimento motor. Tais conteúdos devem ser desenvolvidos segundo uma ordem de habilidades, do mais simples, que são as habilidades básicas, para as mais complexas, as habilidades específicas. As habilidades básicas podem ser classificadas em habilidades locomotoras (por exemplo: andar, correr, saltar, saltitar), manipulativas (por exemplo: arremessar, chutar, rebater, receber) e de estabilização (por exemplo: girar, flexionar, realizar posições invertidas).
Os movimentos específicos são mais influenciados pela cultura e estão relacionados à prática dos esportes, do jogo e da dança.

                                 
Abordagem Construtivista
         O Professor João Batista Freire é um dos principais representantes desta abordagem tem como uma de suas obras mais importantes, o livro “Educação de Corpo Inteiro”, publicado em 1989, teve papel determinante na divulgação das ideias construtivistas da Educação Física.
Esta abordagem tem influências da área da psicologia, baseando-se nos trabalhos de Jean Piaget, Lê Boulch e Vygotsky. Sua principal vantagem é possibilitar uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada nos primeiros anos de educação formal.
A valorização das experiências dos alunos e da sua cultura são os principais aspectos positivos da proposta construtivista, além de propor métodos alternativos ao diretivo, permitindo assim ao aluno, a construção do conhecimento através da interação com o meio e oportunizando para a resolução de problemas. A abordagem construtivista tem como seus principais conteúdos o jogo: simbólico e de regras, e as brincadeiras populares, procura utilizar-se de inúmeros materiais alternativos, (bola de meia, bastões, garrafas plásticas, lata, corda, entre outros), permitindo assim um maior número e diferenciadas vivências, no tange a relação aluno/objeto.
Na proposta construtivista o jogo, enquanto conteúdo/estratégia tem papel     privilegiado. É considerado o principal modo de ensinar, é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança.
( DARIDO,2003 )
         
                                        





REFERENCIAS
DARIDO, S. C. Educação Física na escola: Questões e reflexões. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN S. A, 2003.
UNESP. Caderno de formação de professores. São Paulo: CULTURA ACADEMICA.2012.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione,1989

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