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segunda-feira, 7 de março de 2016

Relatórios das aulas de Estagio Supervisionado I de Josué Brito, acadêmico da turma Educação Física/2013 do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá.


Aula : 14/12/2015
O professor Dr. Agripino Junior apresenta o plano de aula a turma e declara que a avaliação será feita através de relatório, participação individual em aula, produção de texto, apresentação de relatório final do estágio mediante um blog feito pela turma. Inerente a estes aspectos, destacou que na disciplina de Estagio Supervisionado I, os acadêmicos deverão observar a gestão docente da escola e do docente experiente que irá ministrar a aula. Denotando que o oferecimento de situações reflexivas e contextualizadas, condições para que se torne autor de sua prática por meio de vivência intelectual sistemática será de fundamental importância para uma excelente docência futura.
Aula: 13/01/2016
O professor Dr. Agripino Junior, fez um feedback entre os alunos para que o mesmo viesse a conhecer os alunos ali presente. Interpelou os mesmo para que se apresentassem e respondessem as seguintes perguntas: Qual seu nome? Você estudou o ensino fundamental e médio em escola pública ou particular? O que é Educação Física? Por que você escolheu o curso?
Os acadêmicos responderam o questionário oralmente, com afinco e com desprendimento de qualquer nervosismo. Constatou-se que na sala de aula havia mais acadêmicos provenientes de escola publica do que particular. E que os acadêmicos provenientes de escola pública souberam responder as perguntas a eles interpeladas com mais exatidão e clareza. Percebeu-se naquele momento, certa inovação conseguida e merecida por meio do professor, pois na aula anterior não se via uma maior participação e dialogo.
Aula: 18/01/2016
A dinâmica do professor Dr. Agripino Junior na aula foi elaborada em circulo abordando o texto Teorias da Educação Física. Assim, explicou o significado de Teoria, Abordagem e Concepção. Considerando que teoria é o que determina um acontecimento com freqüência e que é comprovado por meio de um trabalho cientifico; concepção é o que se expressa por determinada ideologia; e abordagem é quando se usa metodologia para se provar a teoria. E ao fim da aula, fez uma brincadeira chamada “telefone sem fio”. Em que se percebe que as pessoas não sabem diferenciar a arte de ouvir e escutar, mas sim a dissociam e a fazem, erroneamente, escutando seus próprios pensamentos.
Aula: 15/02/2016
O professor Dr. Agripino Junior expôs o projeto Barca do conhecimento por meio de slide, que já havia sido efetivado em outras turmas passadas do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá e ressaltou como seria apresentado para nós, enquanto discentes e que deveria ser vivenciado provavelmente no dia 11 de março de 2016em uma escola localizada na Ilha de Santana reconhecida nacionalmente por seus bons desempenhos teórico e prático na formação de excelentes alunos enquanto cidadãos.
No próximo momento foi-se perguntado a turma o que os mesmos ali presentes tinham achado da idéia, todos unânimes acharam excelentes a idéia de vivenciar uma nova perspectiva, no que tange a importância de adquirir novas experiências no âmbito da Educação. Logo após, o professor Agripino Junior apresentou a normatização n° 02/2010 – CCEF, que estabelece normas para estagio supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amapá. 
Aula: 26/02/2016
Aula demonstrativa, abordada em slide, na primeira sala do bloco de Educação Física. Representando as vivências das turmas anteriores no que diz respeito aos estágios. Abordagem delineada entre teoria e prática- que são duas vivências que não se dissociam. Propôs uns vídeos referentes ao conteúdo Gênero, um importe assunto a ser discutido na sala de aula e objetivar uma visão crítica aos acadêmicos.
Aula: 29/02/2016
Desenvolveu um debate em sala de aula sobre o assunto drogas. Destaca-se que para o professor tudo aquilo que causa satisfação e se repete com freqüência não se tornando benéfico é um tipo de droga. O esporte é droga? Por quê? Este questionamento foi discutido e tentou responder o questionário proposto por meio oral. Objetivando a participação de todos os acadêmicos presentes em sala de aula.
Em contrapartida, apresentou o texto Se você finge que ensina eu finjo que aprendo. O mesmo texto foi lido  pelos alunos e propôs que aquele acadêmico escolhido iria apresentar o texto como se fosse professor efetivo. E pediu para que os demais conversarem entre si mais alto para tirar a atenção daquele que apresentava. Para então fazer uma intervenção ideológica demonstrando o quanto é importante para o bom rendimento do aprendizado tanto do professor quanto do aluno no que tange a atenção.

Um comentário:

  1. Na realidade teci comentários sobre o texto de João Batista Freire "Esporte não é droga?" e, abri o debate sobre o uso das drogas no esporte e na atividade física!!!

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