Sejam bem-vindos ao Blog Estágio em Movimento

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Estágio Supervisionado l na Escola Estadual Igarapé da Fortaleza



Acadêmicos:
Antônio Benedito da Costa Gouveia
Camila França
Karina Monteiro Castelo

Estágio Supervisionado l na Escola Estadual Igarapé da Fortaleza

             A Escola Estadual Igarapé da Fortaleza, localizada na rua rio Marapí nº 121, no Bairro Igarapé da Fortaleza, no município de Santana, foi inaugurada em 15 de fevereiro de 2001, criada sob o decreto nº 0438 do GEA. O nome da escola veio da denominação do próprio bairro e também do igarapé que divide os municípios de Macapá e Santana.
Ao entrar em contato com a escola iniciou-se as observações de acordo com a disciplina estágio supervisionado l. A Escola dispõe de uma estrutura física e administrativa que atende a necessidade da comunidade local.
O Projeto político pedagógico da Escola (PPP), indica caminhos para ensinar com qualidade, com objetivos para se alcançar e metas para cumprir, sendo flexível o bastante para se adaptar ás necessidades de aprendizagem dos alunos, procurando trazer a comunidade para dentro da escola e fazendo com que os pais participem mais da vida escolar de seus filhos. Este e outros objetivos são possíveis através dos projetos que a escola desenvolve ao longo do ano, tais como: Fest Forte, Projeto de Leitura, com a oficina de redação e contos de histórias, Festa Junina e Ação Social para a comunidade.


O Fest Forte é um dos projetos tradicionais da escola, seu objetivo é mostrar diversificadas culturas, descobrir histórias que não se encontram nos livros e despertar o interesse dos alunos por conhecimento e informações. 
O Projeto de leitura que inclui aulas de redação e contos de histórias foi criado com o objetivo de estimular a leitura, linguagem oral, a escrita e a produção de textos com qualidade pelos alunos.         
            Alguns projetos estão parados por falta de recursos como o dos Peixinhos Voadores, Banda da Escola, Ponte para o futuro e Programa Mais Educação.  
            Com relação as aulas de Educação Física, foco de tais observações, o PPP da escola condiz com a prática pedagógica do professor Joelson Rubens, que estava dando aula para os alunos do 7º ano no horário vespertino. A aula de Educação Física a partir da visão do professor, acima citado, consiste em integrar teoria e prática, pois como ele mesmo disse “uma teoria sem prática ou vice versa é vazia”.
 Consiste ainda no desenvolvimento corporal dos alunos, porém, com um breve histórico e conceito sobre o futebol, que é um dos componentes da matriz curricular o esporte , para depois ir para a prática na quadra. 

O professor ao conceituar o futebol, distribuiu aos alunos uma ilustração da obra de Luiz Ventura titulado “Crianças do Brasil- O futebol”, para que os eles descrevessem o que compreenderam em relação ao futebol, interagindo uns com os outros, aproximaram-se mais do conteúdo a ser ministrado. A participação dos alunos na aula deixou um pouco a desejar, talvez pelo fato de estarmos ali observando, uns ficaram com vergonha de falar, mas um bom planejamento indica uma boa aula e o professor Joelson Rubens teve total domínio sobre o assunto e a dinâmica na aula.
         Observar as aulas nos fez perceber que o Estágio Supervisionado torna-se um quesito de grande relevância para nós acadêmicos de Educação Física, pois percebemos o quão é importante o planejamento das aulas, para assim se ter um elo entre teoria e prática e isso nos fez ter a certeza de que estamos no caminho certo.