No dia18/03/2016
realizamos a visita na Escola Estadual Prof. Zolito de Jesus Nunes para
observação da realidade escolar referente fase diagnóstica proposta na
disciplina Estágio Supervisionado I.
Fundada em 30/03/1974 no bairro Beirol na rua: Leopoldo Machado
s/n. A escola trabalha com Ensino
Fundamental e E.J.A, funcionando nos três turnos, atualmente tem sua estrutura
14 salas de aulas, lab. Informática, biblioteca, sala de orientação
educacional, secretária, diretoria, coordenação pedagógica, Tv escola,
coordenação de projetos, supervisão, sala de professores, sala de dança, sala
de educação especial, sala de arte, sala de música, quadra poliesportiva, a
escola tem acessibilidade para alunos com deficiência motora.
FONTE: fotos dos ambientes e dos espaços físicos da escola
Hoje o projeto pedagógico
da escola encontra-se em fase de atualização já que desde 2002 não sofria
alterações. A escola tem entorno de 6 projetos. Que vão desde projetos
artísticos e culturais, educação inclusiva e mídia dentre eles é a única escola
que tem projeto de dança e musica. Femdae (festival música e dança escolar). Possui
em seu corpo docente aproximadamente 82 professores atuando em sala de aula
além de ter professores que estão nas salas ambientes. Desses 5 são de Educação
Física, 4 ativos e um de licença. Apesar de ter um quadro grande de professores
ainda tem carência de professores de Matemática e Geografia.
A
escola não tem grêmio estudantil ou uma associação de pais e mestres. Mas
procura a participação dos responsáveis para lidar com situações referentes aos
alunos, pois entende que responsabilidade sobre a educação dos alunos é da
escola e da família, a escola tem parcerias com conselho tutelar e outros
órgãos para que juntos possam melhorar a relação família/escola.
Durante a conversa com a professora de Educação Física
que se encontrava na escola, foi relatado que os professores realizam os Planos
de Ensino em conjunto para que exista uma continuidade de conteúdo. As aulas
são realizadas em sala, quadra e na Tv escola e a maioria dos alunos são
participativos. A escola tem bastante material para as
FOTO A: os alunos participando da aula
aulas, os professores procuram
abordar temas transversais, não fugindo da realidade a preferência dos alunos é
pelo futsal, e são muito resistente a inserção de um novo conteúdo, os
professores realizam “acordos” para ministrarem o conteúdo planejado e no final
disponibilizam um tempo para atender os anseios dos alunos. A professora diz
que é necessário ter esse jogo de cintura se não às aulas não acontecem Uma das
propostas para a adesão de todos nas aulas é de que só será avaliado o aluno
que está participando das aulas, se por algum motivo o aluno não puder
participar deverá fazer um relatório das aulas para garantir sua frequência, e
que 60% da nota será atribuída pela participação nas atividades. Quando
estávamos presentes a professora relatou que já tinha dado aula em sala pra
turma, onde foram estabelecidos horários, vestimentas: a professora até
comentou que por se tratar de uma escola em que os alunos são de baixa renda
ela não exige tênis para as aulas, mas pedi para que eles usem roupas de
possibilitem as atividades. Mas ela até que mesmo assim alguns iriam aparecer com
roupas jeans. E foi isso mesmo que aconteceu! Poucos alunos vieram preparados e
acabaram não participando e fazendo relatório.
FOTO B: alunos fazendo
relatório
A atividade iniciou com o reconhecimento das bolas e com que parte elas
são usada e que movimentos são realizados, depois em dupla os alunos foram
trocando passes, em seguida realizaram um revezamento até que todos fizessem
todos os movimentos. Ao final da aula a Professora corrigiu uma pesquisa que havia
pedido na aula anterior e pegou os relatórios.
ESCRITO POR: Claudia Solange Bahia PICANÇO , Darilane Aguiar CAVALCANTE, Evandro dos Passos RAMOS, Jéssica Keilleman Barbosa CASTRO,Mayara Cruz SIQUEIRA,Regiane da Silva ATAÍDE, Regina Amador PIRES.