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domingo, 6 de março de 2016

Acadêmicos: Antonio Gouveia, Camila França, Evandro dos Passos, Mayara Siqueira e Ruan Araújo, turma 2013.

ABORDAGEM CULTURAL

Cultura corporal’’, “cultura de movimento’’, “cultura física’’, ‘’ cultura ‘’, “corporal de movimento’’, “cultura motora’’... A “cultura’’ tornou-se nos últimos anos a principal categoria conceitual da área de educação física no Brasil.  ( JOCIMAR DAOLIO p.1).

Esta abordagem discute a questão do corpo com expressão cultural, a prática escolar da Educação Física como eminentemente simbólica e contextual; o trato dos conteúdos escolares a necessária mediação por parte do professor. A Educação Física trata da cultura relacionada aos aspectos corporais, negando a exclusividade das explicações biológicas da área.
O termo ‘’ cultura’’ parece definitivamente fazer parte da educação física, fato impensável há duas décadas e que sugere no mínimo, que as ciências humanas têm influenciado a área. O corpo era somente visto como conjunto de ossos e músculos e não expressão da cultura; o esporte era apenas passatempo ou atividade que visava ao rendimento atlético e não fenômeno político; a educação física era vista como área exclusivamente biológica e não como uma área que pode ser explicada pelas ciências humanas.
Cultura é o principal conceito para a educação física, porque todas as manifestações corporais humanas são geradas na dinâmica cultural, expressando-se diversificadamente com significados próprios no contexto de grupos culturais específicos.
Para Daolio (2004), aceitar que a educação física tem como objetivo somente o “movimento” em detrimento da cultura, é o mesmo que afirmar a base biológica primordial para compreender a área da Educação Física e a cultura consequência das atividades cerebrais e ‘’ ...em contrapartida, afirmar que a educação física trata da cultura do movimento faz com que se priorize a dinâmica sociocultural na explicação das ações humanas’’. (DAOLIO, 2004, p.18)
Os conhecimentos sobre as etapas de desenvolvimento, crescimento, e aprendizagem motora são conhecimentos do professor de Educação Física, que utilizará em suas aulas para auxiliá-lo na transmissão da aprendizagem para seus alunos. Quanto à Educação Física e a escola, estas são espaço e tempo para desenvolver cultura, garantindo aos alunos a apreensão de conteúdos culturais.

Referências Bibliográficas:

DAOLIO, Jocimar. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas, SP: Autores Associados,2004.

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