Acadêmicos: Antonio Gouveia, Camila França, Evandro dos Passos, Mayara Siqueira e Ruan Araújo, turma 2013.
ABORDAGEM
CULTURAL
“Cultura corporal’’, “cultura de movimento’’, “cultura física’’, ‘’ cultura
‘’, “corporal de movimento’’, “cultura motora’’... A “cultura’’ tornou-se nos
últimos anos a principal categoria conceitual da área de educação física no
Brasil. ( JOCIMAR DAOLIO p.1).
Esta abordagem discute a
questão do corpo com expressão cultural, a prática escolar da Educação Física
como eminentemente simbólica e contextual; o trato dos conteúdos escolares a
necessária mediação por parte do professor. A Educação Física trata da cultura
relacionada aos aspectos corporais, negando a exclusividade das explicações
biológicas da área.
O termo ‘’ cultura’’ parece
definitivamente fazer parte da educação física, fato impensável há duas décadas
e que sugere no mínimo, que as ciências humanas têm influenciado a área. O
corpo era somente visto como conjunto de ossos e músculos e não expressão da
cultura; o esporte era apenas passatempo ou atividade que visava ao rendimento
atlético e não fenômeno político; a educação física era vista como área
exclusivamente biológica e não como uma área que pode ser explicada pelas
ciências humanas.
Cultura é o principal conceito
para a educação física, porque todas as manifestações corporais humanas são
geradas na dinâmica cultural, expressando-se diversificadamente com
significados próprios no contexto de grupos culturais específicos.
Para Daolio (2004), aceitar
que a educação física tem como objetivo somente o “movimento” em detrimento da
cultura, é o mesmo que afirmar a base biológica primordial para compreender a
área da Educação Física e a cultura consequência das atividades cerebrais e ‘’
...em contrapartida, afirmar que a educação física trata da cultura do
movimento faz com que se priorize a dinâmica sociocultural na explicação das
ações humanas’’. (DAOLIO, 2004, p.18)
Os conhecimentos sobre as
etapas de desenvolvimento, crescimento, e aprendizagem motora são conhecimentos
do professor de Educação Física, que utilizará em suas aulas para auxiliá-lo na
transmissão da aprendizagem para seus alunos. Quanto à Educação Física e a
escola, estas são espaço e tempo para desenvolver cultura, garantindo aos
alunos a apreensão de conteúdos culturais.
Referências Bibliográficas:
DAOLIO, Jocimar. Educação
Física e o Conceito de Cultura. Campinas, SP: Autores Associados,2004.
Uma síntese interessante!
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