Acadêmicos: Antonio Gouveia, Camila França, Evandro dos Passos, Mayara Siqueira e Ruan Araújo, turma 2013.
ABORDAGEM SOCIOLÓGICA
Por
toda a parte o panorama é quase o mesmo na escola de 1º e 2º grau, os
professores despreparados e desmotivados, alguns abandonados nas quadras, programas
produzidos a prática do futebol, o esporte escolar elitizado e reprodutor, a
educação física totalmente desvinculado do projeto educacional das escolas, a
ausência de planejamento, objetivos claros, comportamento docentes, ora
autoritário, ora omisso. No sistema esportivo contraste é ainda mais chocante:
violência, desonestidade, especialização precoce, etc. Ao lado disso o valor
educativo da educação física vem tradicionalmente associado à disciplina,
obediência, uniforme, civismo e ordem unida. (BETTI, 1991)
Através
da visão de Mauro Betti em relação da educação física retratados acima ele
tenta desmistificar essa visão da educação física no Brasil.
Ele
propõe que só um nível sociológico da análise nos permite à interpretação
destas questões que através de seus livros vem influenciando o desenvolvimento
de uma abordagem sociológica que junto à teoria de sistema, pudesse abrir
caminho para solucionar ou amenizar os problemas das área da educação física no
cenário educacional brasileiro.
Esse
processo de ensino-aprendizagem e constituído do processo de tomada de decisão
por parte do professor e do aluno isso acontece por que nessa abordagem o
professor e o aluno são visto como seres compostos de significados sociais.
Referências Bibliográficas:
BETTI,
M. Educação Física e Sociedade. São
Paulo: Movimento,1991
Muito bem!
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