ACADÊMICOS:
GREGÓRIO MOURÃO DO NASCIMENTO NETO
IAGO RENYLTOM DA SILVA
JOÃO DOS SANTOS
JOANA SIMONI SANTANA COUTINHO
JÚLIO ALVES
MARCIA KARINA
MARCIO BERNARDINO
RICHARDY SILVA
GREGÓRIO MOURÃO DO NASCIMENTO NETO
IAGO RENYLTOM DA SILVA
JOANA SIMONI SANTANA COUTINHO
MARCIA KARINA
MARCIO BERNARDINO
RICHARDY SILVA
RELATÓRIO
DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COLÉGIO CONEXÃO AQUARELA
COLÉGIO CONEXÃO AQUARELA
Os
alunos do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal do
Amapá, no dia 04, de abril, de 2016 acompanharam as aulas de Educação Física,
do Colégio Conexão Aquarela, situado no bairro Beirol, na cidade de Macapá –
AP. Com o intuito de se fazer um diagnóstico sobre o ambiente escolar assim
como as aulas e professores, para compor nota parcial da disciplina de ESTAGIO
SUPERVISIONADO I.
A aula iniciou as 07:30 da manhã com
os alunos do ensino fundamental I, segundo ano, dentro de sala de aula, fomos
previamente apresentados aos alunos pelo professor Márlon e nos acomodamos na
sala para observar. Os alunos têm idade que variam entre 6 e 7 anos de idade. Observamos
que estavam copiando uma atividade previamente posta na lousa. Logo após os alunos
copiarem a atividade foi feita uma fila para que fossem dirigidos a quadra para
iniciar a aula prática. Percebemos que para a turma inteira se tinha
disponível, para os cuidados dos alunos, apenas um professor, com isso logo
vimos que os alunos ficavam bastante dispersos tornando difícil o trabalho do
professor, com isso achamos de bom grado ajudar o professor nessa parte
acompanhando os alunos. Assim que chegamos em quadra, uma quadra poliesportiva
devidamente coberta e com toda estrutura de material desportivo disponível, o
professor os reuniu em um círculo e tentando chamar atenção da turma, que
estava pouco interessada na aula, propôs que fosse feita a brincadeira da
batatinha. Alguns dos alunos já conheciam a brincadeira e ficaram animados,
outros nem tanto. A brincadeira consistia em os alunos atravessarem a quadra
apenas com uma perna e voltassem usando a outra, sendo que a qualquer momento o
professor poderia pedir para que eles parassem e caso isso acontecesse os
alunos não poderiam pisar no chão com o outro pé pois voltariam ao início.
Entre essa e outras brincadeiras sempre tinha um ou outro aluno que se afastava
da turma, ou saia da quadra, ou apenas não realizava a atividade. Logo o
professor liberou algumas bolas e brinquedos para que os alunos pudessem jogar
ou brincar do que quisessem. Ao final da aula prática o professor pediu para
que, em ordem, de três em três alunos fossem se hidratar, pois no dia fazia
bastante calor e logo depois nos dirigimos de volta para a sala.
De volta a sala percebemos que os
alunos estavam muito mais dispersos do que antes da aula na quadra, talvez por
ainda estarem sobre o efeito da euforia na aula prática. Logo que se acalmaram
o professor pediu para que tentassem lembrar de qual atividade tiveram feito na
aula anterior, que foi identificar os carboidratos, lipídeos e as proteínas e
os alimentos que representam cada um. Com isso o professor dividiu a turma em
três grupos e pediu que cada grupo escolhesse um representante para ir a lousa
desenhar um alimento correspondente ao macro nutriente pedido pelo professor,
sendo essa a atividade que finalizara a aula.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário