Sejam bem-vindos ao Blog Estágio em Movimento

quinta-feira, 7 de abril de 2016

ACADÊMICOS:
GREGÓRIO MOURÃO DO NASCIMENTO NETO
 IAGO
RENYLTOM DA SILVA
  JOÃO DOS SANTOS
 JOANA SIMONI 
SANTANA COUTINHO
  JÚLIO ALVES
 MARCIA KARINA
 MARCIO BERNARDINO
 RICHARDY SILVA

RELATÓRIO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COLÉGIO CONEXÃO AQUARELA


            Os alunos do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal do Amapá, no dia 04, de abril, de 2016 acompanharam as aulas de Educação Física, do Colégio Conexão Aquarela, situado no bairro Beirol, na cidade de Macapá – AP. Com o intuito de se fazer um diagnóstico sobre o ambiente escolar assim como as aulas e professores, para compor nota parcial da disciplina de ESTAGIO SUPERVISIONADO I.
            A aula iniciou as 07:30 da manhã com os alunos do ensino fundamental I, segundo ano, dentro de sala de aula, fomos previamente apresentados aos alunos pelo professor Márlon e nos acomodamos na sala para observar. Os alunos têm idade que variam entre 6 e 7 anos de idade. Observamos que estavam copiando uma atividade previamente posta na lousa. Logo após os alunos copiarem a atividade foi feita uma fila para que fossem dirigidos a quadra para iniciar a aula prática. Percebemos que para a turma inteira se tinha disponível, para os cuidados dos alunos, apenas um professor, com isso logo vimos que os alunos ficavam bastante dispersos tornando difícil o trabalho do professor, com isso achamos de bom grado ajudar o professor nessa parte acompanhando os alunos. Assim que chegamos em quadra, uma quadra poliesportiva devidamente coberta e com toda estrutura de material desportivo disponível, o professor os reuniu em um círculo e tentando chamar atenção da turma, que estava pouco interessada na aula, propôs que fosse feita a brincadeira da batatinha. Alguns dos alunos já conheciam a brincadeira e ficaram animados, outros nem tanto. A brincadeira consistia em os alunos atravessarem a quadra apenas com uma perna e voltassem usando a outra, sendo que a qualquer momento o professor poderia pedir para que eles parassem e caso isso acontecesse os alunos não poderiam pisar no chão com o outro pé pois voltariam ao início. Entre essa e outras brincadeiras sempre tinha um ou outro aluno que se afastava da turma, ou saia da quadra, ou apenas não realizava a atividade. Logo o professor liberou algumas bolas e brinquedos para que os alunos pudessem jogar ou brincar do que quisessem. Ao final da aula prática o professor pediu para que, em ordem, de três em três alunos fossem se hidratar, pois no dia fazia bastante calor e logo depois nos dirigimos de volta para a sala.
            De volta a sala percebemos que os alunos estavam muito mais dispersos do que antes da aula na quadra, talvez por ainda estarem sobre o efeito da euforia na aula prática. Logo que se acalmaram o professor pediu para que tentassem lembrar de qual atividade tiveram feito na aula anterior, que foi identificar os carboidratos, lipídeos e as proteínas e os alimentos que representam cada um. Com isso o professor dividiu a turma em três grupos e pediu que cada grupo escolhesse um representante para ir a lousa desenhar um alimento correspondente ao macro nutriente pedido pelo professor, sendo essa a atividade que finalizara a aula.
           

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário