SINTESE
DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – I, NA ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO DOS ANJOS
Figura 1.
Vista frontal da escola Augusto dos Anjos, Macapá - AP, 2016.
Foi elaborado entrevistas
referente à realidade educacional da Escola-Campo de estágio I: E. E. Augusto
dos Anjos, localizado no Bairro do Laguinho, Endereço: AV. Marcilio Dias com
Eliezer Levy s/n Macapá. Denota-se que a mesma fora escolhida com antecedência
pelos acadêmicos; onde o grupo foi formado pelos discentes: Albert da Silva
Viana; Caio Cesar dos Reis Façanha; Hiago Germano dos Santos; Jehnnyffer de
Sousa Matos; Josué Brito Barroso; Nilzete dos Santos Forte; Ruan Ferreira
Araújo.
Após recebermos autorização
da direção da escola já mencionada para começar observação da estrutura da
mesma; e entrevistar a professora de Educação Física, demos início a nossa
observação. A entrevista concerniu no afinco de discernir o regime interno,
objetivos, proposta-política pedagógica, calendário, planos e projetos,
estrutura administrativa, entidade escolar, infraestrutura e instalações.
Projetos da escola voltada a comunidade circunvizinha; Visão da comunidade na
perspectiva da escola (docentes, pessoal administrativos), razões e limites da
participação comunitária no contexto escolar, participação da escola em
projetos orientados para a comunidade. Todos estes pontos foram usados como
norte para que a entrevista e a observação desenvolvida alcançasse o objetivo
proposto.
Figura
2. Entrevistando
a Professora de Educação Física Helaine, a terceira pessoa na foto no lado
esquerdo, Macapá – AP, 2016.
Dando continuidade, a
entrevistada foi a professora Helaine, em que a mesma, relatou que a escola tem
uma boa instalação e estrutura, contendo uma quadra, biblioteca, auditório,
sala de professores, secretarias, sala de aula, laboratório de informáticas,
casa da merenda, sala de leitura e outros; mas se referindo a projetos - a
escola não tinha projetos que abrangesse a comunidade; que segundo ela não existiam
no referido momento, porque estes projetos precisavam ser apoiados pelo governo
federal. E que pelo fato da escola recentemente está inadimplente não iria
receber apoio do governo pra que estes projetos funcionassem. E declarou que em
agosto deste ano, voltariam a funcionar os projetos que estavam parados,
segundo informe do diretor da escola.
A mesma completou que os
pais nunca reclamaram pela falta destes projetos de participação comunitária.
Mas denotou que sentia falta das escolas que ela já havia trabalhado, pois os anteriores
tinham bastantes projetos interventivos na comunidade e que por isso se sentia
de mãos atadas. Quanto ao regimento interno, e o plano político pedagógico da
escola - declarou que estava em construção, e que havia sido debatido na semana
pedagógica. E afirmou que a educação física está inserida na área de
conhecimento de linguagem e códigos. E que no 1º Bimestre iria trabalhar com o
tema gerador das olimpíadas, em que todas as áreas estariam interligadas e
envolvidas com o projeto interdisciplinar sobre as olimpíadas. E no que tangue
o calendário letivo estava normal; apenas uma paralisação havia ocorrido para
reivindicação de melhorias para classe dos professores no que concerne seus
direitos.
Figura 3. Professora de Educação Física ministrando aula, em Macapá – AP, 2016.
Concluindo, executamos a observação da aula da Professora Helaine que é efetiva no cargo referente. Onde, a mesma ministrou a aula no auditório da escola. A professora passou vídeos com intermédio de slide. E esses slides eram referentes ao assunto que a mesma propôs e neste ínterim o objetivo era que os alunos respondessem a pergunta interpelado aos alunos - o que é educação física? A educadora tinha completo domínio da turma que se portou bem durante a aula. E os alunos estavam totalmente atenciosos a aula em todos os aspectos.
Concluindo, executamos a observação da aula da Professora Helaine que é efetiva no cargo referente. Onde, a mesma ministrou a aula no auditório da escola. A professora passou vídeos com intermédio de slide. E esses slides eram referentes ao assunto que a mesma propôs e neste ínterim o objetivo era que os alunos respondessem a pergunta interpelado aos alunos - o que é educação física? A educadora tinha completo domínio da turma que se portou bem durante a aula. E os alunos estavam totalmente atenciosos a aula em todos os aspectos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário