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quarta-feira, 6 de abril de 2016

SINTESE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO


SINTESE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – I, NA ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO DOS ANJOS

      Figura 1. Vista frontal da escola Augusto dos Anjos, Macapá - AP, 2016.

Foi elaborado entrevistas referente à realidade educacional da Escola-Campo de estágio I: E. E. Augusto dos Anjos, localizado no Bairro do Laguinho, Endereço: AV. Marcilio Dias com Eliezer Levy s/n Macapá. Denota-se que a mesma fora escolhida com antecedência pelos acadêmicos; onde o grupo foi formado pelos discentes: Albert da Silva Viana; Caio Cesar dos Reis Façanha; Hiago Germano dos Santos; Jehnnyffer de Sousa Matos; Josué Brito Barroso; Nilzete dos Santos Forte; Ruan Ferreira Araújo.
Após recebermos autorização da direção da escola já mencionada para começar observação da estrutura da mesma; e entrevistar a professora de Educação Física, demos início a nossa observação. A entrevista concerniu no afinco de discernir o regime interno, objetivos, proposta-política pedagógica, calendário, planos e projetos, estrutura administrativa, entidade escolar, infraestrutura e instalações. Projetos da escola voltada a comunidade circunvizinha; Visão da comunidade na perspectiva da escola (docentes, pessoal administrativos), razões e limites da participação comunitária no contexto escolar, participação da escola em projetos orientados para a comunidade. Todos estes pontos foram usados como norte para que a entrevista e a observação desenvolvida alcançasse o objetivo proposto.

        Figura 2. Entrevistando a Professora de Educação Física Helaine, a terceira pessoa na foto no lado esquerdo, Macapá – AP, 2016.

Dando continuidade, a entrevistada foi a professora Helaine, em que a mesma, relatou que a escola tem uma boa instalação e estrutura, contendo uma quadra, biblioteca, auditório, sala de professores, secretarias, sala de aula, laboratório de informáticas, casa da merenda, sala de leitura e outros; mas se referindo a projetos - a escola não tinha projetos que abrangesse a comunidade; que segundo ela não existiam no referido momento, porque estes projetos precisavam ser apoiados pelo governo federal. E que pelo fato da escola recentemente está inadimplente não iria receber apoio do governo pra que estes projetos funcionassem. E declarou que em agosto deste ano, voltariam a funcionar os projetos que estavam parados, segundo informe do diretor da escola.
A mesma completou que os pais nunca reclamaram pela falta destes projetos de participação comunitária. Mas denotou que sentia falta das escolas que ela já havia trabalhado, pois os anteriores tinham bastantes projetos interventivos na comunidade e que por isso se sentia de mãos atadas. Quanto ao regimento interno, e o plano político pedagógico da escola - declarou que estava em construção, e que havia sido debatido na semana pedagógica. E afirmou que a educação física está inserida na área de conhecimento de linguagem e códigos. E que no 1º Bimestre iria trabalhar com o tema gerador das olimpíadas, em que todas as áreas estariam interligadas e envolvidas com o projeto interdisciplinar sobre as olimpíadas. E no que tangue o calendário letivo estava normal; apenas uma paralisação havia ocorrido para reivindicação de melhorias para classe dos professores no que concerne seus direitos.

                        Figura 3. Professora de Educação Física ministrando aula, em Macapá – AP, 2016.

Concluindo, executamos a observação da aula da Professora Helaine que é efetiva no cargo referente. Onde, a mesma ministrou a aula no auditório da escola. A professora passou vídeos com intermédio de slide. E esses slides eram referentes ao assunto que a mesma propôs e neste ínterim o objetivo era que os alunos respondessem a pergunta interpelado aos alunos - o que é educação física? A educadora tinha completo domínio da turma que se portou bem durante a aula. E os alunos estavam totalmente atenciosos a aula em todos os aspectos.

                 

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