Acadêmicos:
Antônio Benedito da Costa Gouveia
Camila França
Karina Monteiro Castelo
Estágio Supervisionado l na Escola Estadual Igarapé da Fortaleza
A Escola Estadual Igarapé da
Fortaleza, localizada na rua rio Marapí nº 121, no Bairro Igarapé da Fortaleza,
no município de Santana, foi inaugurada em 15 de fevereiro de 2001, criada sob
o decreto nº 0438 do GEA. O nome da escola veio da denominação do próprio
bairro e também do igarapé que divide os municípios de Macapá e Santana.
Ao entrar em contato com a
escola iniciou-se as observações de acordo com a disciplina estágio
supervisionado l. A
Escola dispõe de uma estrutura física e administrativa que atende a necessidade
da comunidade local.
O Projeto político pedagógico da Escola (PPP), indica
caminhos para ensinar com qualidade, com objetivos para se alcançar e metas
para cumprir, sendo flexível o bastante para se adaptar ás necessidades de
aprendizagem dos alunos, procurando trazer a comunidade para dentro da escola e
fazendo com que os pais participem mais da vida escolar de seus filhos. Este e
outros objetivos são possíveis através dos projetos que a escola desenvolve ao
longo do ano, tais como: Fest Forte, Projeto de Leitura, com a
oficina de redação e contos de histórias, Festa Junina e Ação Social para a
comunidade.
O Fest Forte é um dos projetos
tradicionais da escola, seu objetivo é mostrar diversificadas culturas, descobrir
histórias que não se encontram nos livros e despertar o interesse dos alunos
por conhecimento e informações.
O Projeto de leitura que inclui
aulas de redação e contos de histórias foi criado com o objetivo de estimular a
leitura, linguagem oral, a escrita e a produção de textos com qualidade pelos
alunos.
Alguns
projetos estão parados por falta de recursos como o dos Peixinhos Voadores,
Banda da Escola, Ponte para o futuro e Programa Mais Educação.
Com
relação as aulas de Educação Física, foco de tais observações, o PPP da escola condiz
com a prática pedagógica do professor Joelson
Rubens, que estava dando aula para os alunos do 7º ano no horário
vespertino. A aula de Educação Física a partir da visão do professor, acima
citado, consiste em integrar teoria e prática, pois como ele mesmo disse “uma
teoria sem prática ou vice versa é vazia”.
Consiste ainda no desenvolvimento corporal dos
alunos, porém, com um breve histórico e conceito sobre o futebol, que é um dos
componentes da matriz curricular o esporte , para depois ir para a prática na
quadra.
O professor ao conceituar o futebol,
distribuiu aos alunos uma ilustração da obra de Luiz Ventura titulado “Crianças
do Brasil- O futebol”, para que os eles descrevessem o que compreenderam em
relação ao futebol, interagindo uns com os outros, aproximaram-se mais do
conteúdo a ser ministrado. A participação dos alunos na aula deixou um pouco a desejar,
talvez pelo fato de estarmos ali observando, uns ficaram com vergonha de falar,
mas um bom planejamento indica uma boa aula e o professor Joelson Rubens teve total domínio sobre o assunto e a dinâmica na
aula.
Observar as aulas nos fez perceber que o
Estágio Supervisionado torna-se um quesito de grande relevância para nós
acadêmicos de Educação Física, pois percebemos o quão é importante o
planejamento das aulas, para assim se ter um elo entre teoria e prática e isso
nos fez ter a certeza de que estamos no caminho certo.
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