ACADÊMICOS:
GREGÓRIO MOURÃO DO NASCIMENTO NETO
IAGO RENYLTOM DA SILVA
JOANA SIMONI SANTANA COUTINHO
JOÃO DOS SANTOS
JÚLIO ALVES
MARCIA KARINA FIGUEIREDO
MARCIO BERNARDINO
RICHARDY SILVA
GREGÓRIO MOURÃO DO NASCIMENTO NETO
IAGO RENYLTOM DA SILVA
JOANA SIMONI SANTANA COUTINHO
JOÃO DOS SANTOS
JÚLIO ALVES
MARCIA KARINA FIGUEIREDO
MARCIO BERNARDINO
RICHARDY SILVA
Diagnóstico
da aula de Educação Física do Colégio Conexão Aquarela
A
aula observada foi na turma do ensino fundamental I, com a faixa etária entre
6(seis) e 7(sete) anos, segundo ano do Colégio Conexão Aquarela, escola privada
situada no bairro do Beirol em Macapá - AP. Aula ministrada pelo professor
Marlón, que é formado em Licenciatura em Educação Física. Ao adentrarmos o
espaço físico da escola logo percebemos a estrutura de segurança e recepção de
alunos e professores. Antes de entrar foi pedido que nos identificássemos ao
porteiro que tinha em mãos a lista de alunos do curso de Educação Física da
UNIFAP, que fariam a observação e diagnóstico da aula. Devidamente
identificados, fomos para o espaço das salas de aula, que são todas bem
divididas, com cadeiras para todos os alunos, com materiais didáticos
disponíveis e atualizados, e bem climatizadas para o conforto dos alunos. Fora
de sala, ainda dentro da escola, passamos por espaços diversos de lazer. Fora
do ambiente de salas vemos uma lanchonete e espaço para cadeiras e mesas e
perto disso temos os espaços das quadras e pequenos parques com brinquedos
voltados para o público infantil. Todos esses espaços são bem divididos e
tamanho adequado para comportar uma turma ou mais. Ao todo vimos duas quadras
poliesportivas, uma de tamanho maior e outra menor. Outra área ao lado da
quadra menor com tatames e um espaço para recreação. As quadras possuem todo o
suporte de material e estrutura necessário para as aulas de Educação Física.
Podemos perceber durante nossa
visita um investimento pesado em estrutura de segurança, enfermaria e corpo
docente para que os alunos sejam bem amparados. Mas a escola não se faz apenas
de investimentos nessas áreas, também deve-se ter uma preocupação em torno da
formação, conteúdo e conhecimento que os professores possuem para poder atuar
dentro de sala de aula, formação sólida de uma proposta pedagógica que faça com
que a formação do aluno seja completa e continuada, além da preocupação com a
parte social a qual os alunos estão inseridos.
Mesmo com todo investimento podemos
perceber, principalmente nas aulas da educação infantil na parte do ensino
fundamental I, que os alunos são muito dispersos sendo um desafio para o
professor conseguir a atenção deles. Nesses momentos é muito importante que o
professor saiba trabalhar com as práticas pedagógicas à cerca do ensino dessas
crianças. Chamar a atenção de diversas maneiras trazendo o aluno para o
ambiente do aprendizado é um desafio ainda maior quando o professor não tem
conteúdo em torno das práticas pedagógicas, que são bastante trabalhadas na
academia, principalmente quando o curso é voltado para a licenciatura.
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